Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 558 | Junho de 2025 | Campo Mourão - Paraná

INTEGRAÇÃO

Comunicação e marketing é tema da semana de Competitividade em Brasília


A Semana de Competitividade 2025 foi realizada em Brasília, pelo Sistema OCB, com apresentação de iniciativas-chave para impulsionar o cooperativismo. O evento histórico reuniu especialistas e comunicadores de cooperativas e Organizações Estaduais para construir estratégias de informação e engajamento. O Estado do Paraná contou com mais de 50 comunicadores de dezenas de cooperativas e o Sistema Ocepar. O jornalista e assessor de Comunicação da Coamo, Ilivaldo Duarte de Campos, representou a cooperativa.

RELEVÂNCIA

O cooperativismo brasileiro está escrevendo um novo capítulo — mais colaborativo, estratégico e próximo das pessoas. Um dos pilares dessa mudança é o fortalecimento da comunicação, uma aliada fundamental para ampliar o reconhecimento das cooperativas como um modelo competitivo, sustentável e inovador. Esse foi o tema central da Semana de Competitividade 2025, realizada em Brasília, pelo Sistema OCB, com cerca de 800 profissionais de todo o país.

Durante o encontro, foram anunciadas três ações estratégicas para apoiar o trabalho de quem atua com comunicação nas cooperativas de todo o país: a trilha de aprendizagem Comunicação e Marketing no Cooperativismo, disponível na plataforma CapacitaCoop; a criação da Rede Comunica Coop, um espaço de conexão entre comunicadores de todo o país; e o lançamento do livro Comunicação e Marketing no Cooperativismo.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou o momento histórico vivido pelo cooperativismo com a declaração do Ano Internacional das Cooperativas e disse que a oportunidade deve ser aproveitada para divulgar a identidade, os princípios e valores do coop. "O mundo inteiro está em busca de novos caminhos para o desenvolvimento, e o cooperativismo tem as respostas. O cooperativismo é o modelo que chega mais perto de atender às necessidades das novas gerações", ressaltou.

CONHECIMENTO E REFLEXÃO

Com o tema "Comunicação que fortalece e multiplica", a Semana de Competitividade reuniu cerca de 800 comunicadores de todas as regiões do país com um só propósito: fortalecer o cooperativismo por meio de uma comunicação alinhada, potente e que conecte as pessoas à essência do coop. "É um evento necessário, muito esperado e que certamente trará grandes resultados para a nossa comunicação cooperativista", destacou a gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, Juliana Gomes.

Semana de Competitividade em Brasília

Foram três dias intensos de atualização profissional e reflexões sobre temas que impactam diretamente o crescimento, eficiência e inovação das cooperativas, como Inteligência Artificial, uso de dados, relacionamento com a imprensa, gestão de crises e novas tendências de marketing. Além de plenárias e painéis, a semana teve salas temáticas e labs organizados em quatro trilhas de conhecimento: Planejamento e dados — Inteligência e estratégia na comunicação; Branding — Construindo marcas que conectam; Comunicação Institucional — Reputação positiva da marca e o tema Marketing — Divulgar, engajar e converter.

SOMOSCOOP

O foco na área de comunicação na Semana de Competitividade 2025 está alinhado à estratégia de fortalecer o SomosCoop, movimento nacional de valorização do cooperativismo, criado em 2018 para unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam na força de trabalhar junto para tornar o coop conhecido e reconhecido na sociedade. "Esse encontro é um sonho antigo, o maior encontro de comunicadores do cooperativismo no Brasil", disse a gerente-geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, em uma palestra sobre a trajetória do SomosCoop. Ela destacou os ganhos de imagem para o coop e a ampliação do conhecimento sobre as cooperativas desde a criação do movimento e convocou os comunicadores a se engajarem nas ações anuais e no uso do carimbo SomosCoop.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.