A Semana de Competitividade 2025 foi realizada em Brasília, pelo Sistema OCB, com apresentação de iniciativas-chave para impulsionar o cooperativismo. O evento histórico reuniu especialistas e comunicadores de cooperativas e Organizações Estaduais para construir estratégias de informação e engajamento. O Estado do Paraná contou com mais de 50 comunicadores de dezenas de cooperativas e o Sistema Ocepar. O jornalista e assessor de Comunicação da Coamo, Ilivaldo Duarte de Campos, representou a cooperativa.
RELEVÂNCIA
O cooperativismo brasileiro está escrevendo um novo capítulo — mais colaborativo, estratégico e próximo das pessoas. Um dos pilares dessa mudança é o fortalecimento da comunicação, uma aliada fundamental para ampliar o reconhecimento das cooperativas como um modelo competitivo, sustentável e inovador. Esse foi o tema central da Semana de Competitividade 2025, realizada em Brasília, pelo Sistema OCB, com cerca de 800 profissionais de todo o país.
Durante o encontro, foram anunciadas três ações estratégicas para apoiar o trabalho de quem atua com comunicação nas cooperativas de todo o país: a trilha de aprendizagem Comunicação e Marketing no Cooperativismo, disponível na plataforma CapacitaCoop; a criação da Rede Comunica Coop, um espaço de conexão entre comunicadores de todo o país; e o lançamento do livro Comunicação e Marketing no Cooperativismo.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou o momento histórico vivido pelo cooperativismo com a declaração do Ano Internacional das Cooperativas e disse que a oportunidade deve ser aproveitada para divulgar a identidade, os princípios e valores do coop. "O mundo inteiro está em busca de novos caminhos para o desenvolvimento, e o cooperativismo tem as respostas. O cooperativismo é o modelo que chega mais perto de atender às necessidades das novas gerações", ressaltou.
CONHECIMENTO E REFLEXÃO
Com o tema "Comunicação que fortalece e multiplica", a Semana de Competitividade reuniu cerca de 800 comunicadores de todas as regiões do país com um só propósito: fortalecer o cooperativismo por meio de uma comunicação alinhada, potente e que conecte as pessoas à essência do coop. "É um evento necessário, muito esperado e que certamente trará grandes resultados para a nossa comunicação cooperativista", destacou a gerente de Comunicação Institucional do Sistema Ocemg, Juliana Gomes.