Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 558 | Junho de 2025 | Campo Mourão - Paraná

INVESTIMENTO

Campina da Lagoa inicia operações com recebimento de milho da segunda safra


O novo entreposto da Coamo em Campina da Lagoa (Centro-Oeste do Paraná) já está recebendo a produção dos cooperados da região. A primeira carga entregue foi de milho segunda safra, realizada pelo cooperado Eliseu Barbosa de Carvalho e seu filho, Eder Garcia Barbosa.

A unidade ainda está em construção, mas parte da estrutura já está pronta para atender os cooperados. "Mesmo com a obra em andamento, estamos prontos para atender nesta safra de milho", informa o gerente da unidade, Elerson Reis Tiburcio.

O complexo já conta com um secador em funcionamento, três silos, tombadores, moega, balança e calador. Quando finalizada, a estrutura terá dois secadores com capacidade de 150 toneladas por hora e seis silos com capacidade estática total de um milhão de sacas.

Segundo Tiburcio, o investimento inicial na obra é de R$ 120 milhões. "A nova unidade vai trazer facilidade para os cooperados da região, que antes precisavam transportar sua produção para Juranda ou Altamira do Paraná", explica. A distância, que antes era de 30 a 40 quilômetros, agora será reduzida com o recebimento local.

A unidade também contará com um armazém de insumos de quatro mil metros quadrados, que deverá estar concluído até o final de junho. O espaço será utilizado para a entrega de sementes, fertilizantes, defensivos e calcário, além de atender a demanda de crédito e assistência técnica. "A estrutura já começa robusta, com mais de 300 cooperados sendo atendidos desde o início", ressalta o gerente.

A entrega realizada pela família Barbosa marcou simbolicamente o início das operações. "Era um momento muito esperado. Realmente um sonho sendo concretizado", afirma Tiburcio. Ele acrescenta que a nova unidade representa um passo importante para a Coamo e para os cooperados da região. "Essa produção, que antes era levada para fora do município, agora ficará aqui, gerando renda local e fortalecendo a presença da cooperativa em Campina da Lagoa."

Eder com o pai Eliseu Barbosa de Carvalho

Eder com o pai Eliseu Barbosa de Carvalho

Eliseu com o gerente da Coamo, Elerson Reis Tiburcio

Eliseu com o gerente da Coamo, Elerson Reis Tiburcio

A entrega inaugural representa o início dos trabalhos no entreposto, que era aguardado pelos produtores da região. "É uma alegria poder ser o primeiro a entregar nessa nova unidade tão sonhada em Campina da Lagoa", afirma Eder Barbosa.

Segundo ele, a inauguração da estrutura representa um avanço para os cooperados e para o município. "Hoje é um marco, uma mudança de chave. Vai melhorar o recebimento da produção e gerar mais empregos. Isso representa um avanço para os produtores de toda a região."

Até então, toda a produção da família era levada à outra unidade da Coamo. "Queremos fazer um agradecimento especial à equipe de Altamira, que por muitos anos nos atendeu com dedicação", declara Eder.

O novo entreposto, localizado próximo à propriedade da família, traz benefícios logísticos e operacionais. "Aqui ficou muito mais perto da nossa residência, facilitando o acesso e gerando economia no transporte."

Com estrutura moderna, a unidade foi projetada para oferecer mais agilidade e segurança no recebimento dos grãos. "É uma unidade completa, com muita comodidade para os produtores. A classificação, a pesagem, o descarregamento e até a segurança para os motoristas foram muito bem pensados", explica Eder.

Para os cooperados, a entrega da primeira carga é o início de um novo ciclo. "Se Deus quiser, vamos ser os primeiros de muitos que virão. Essa unidade tem tudo para alcançar grandes números."

Vista aérea do novo entreposto da Coamo em Campina da Lagoa. Mesmo em obras, unidade já recebe milho segunda safra

Vista aérea do novo entreposto da Coamo em Campina da Lagoa. Mesmo em obras, unidade já recebe milho segunda safra

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.