Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 558 | Junho de 2025 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Esta edição da Revista Coamo comemora o cooperativismo. Parabenizo todos os cooperados, diretores e funcionários das cooperativas Coamo e Credicoamo, que fazem a diferença em prol do sucesso deste movimento surgido na Inglaterra, em 1844, com os 28 pioneiros de Rochdale, fundadores da primeira cooperativa do mundo. Nascia ali na Europa um modelo de negócios baseado na solidariedade e na gestão democrática.

Reitero o que disse ao longo desses anos. O que mais se plantou nas nossas cooperativas não está na terra, mas no coração do agricultor e de todos os associados que acreditaram na força da cooperação. Assim, plantamos a fé e nasceu a esperança.

Lembro do início de todo este trabalho que culminou com as reuniões e o surgimento da Coamo. Da condução dos primeiros experimentos de trigo na região de Campo Mourão, no período de abril a setembro de 1969. Realizamos uma pesquisa de competição de variedades, adubação, calagem e época de plantio, que trouxe avanços e os agricultores passaram a ter uma outra preocupação. Para quem vender a produção?

Então, ganhou força a ideia de montar uma cooperativa de produtores rurais. Mas não foi uma tarefa fácil na época. A região, conhecida como a terra dos "três S" - sapé, samambaia e saúva, contava com terras impróprias para produzir devido à acidez do solo, e os agricultores desconheciam a tecnologia agrícola. Só existiam cinco tratores, e nos campos a realidade era de poucas lavouras manuais de arroz, milho e algodão. Fazia parte desse cenário, também, o fi m do ciclo da madeira na região.

A solução foi uma cooperativa e a Coamo surgiu graças aos 79 fundadores pioneiros que, em 28 de novembro de 1970 se uniram e iniciaram esta grandiosa obra. São praticamente 55 anos de muitas histórias e excelentes conquistas das quais tenho orgulho de reviver e lembrar do meu tempo das reuniões com os produtores e da ideia da fundação de uma cooperativa.

Graças a Deus e a vontade de todos, de sol a sol, juntos fomos e somos fortes, e unidos fomos e somos gigantes, com uma grande harmonia entre cooperados, diretoria e funcionários, e os bons propósitos do bem comum para todos.

Com a Coamo e a Credicoamo (fundada em novembro de 1989), os desafios foram vencidos. Devemos comemorar, pois juntos suplantamos as pequenas crises vividas nessas décadas. A estabilidade administrativa, a política de capitalização e a expressiva participação dos cooperados são fatores determinantes para o crescimento e o sucesso das nossas cooperativas.

Com espírito de união, trabalho, participação e pertencimento, os cooperados são amparados em todos os momentos. Por isso, comemoramos o cooperativismo com bons resultados por meio de nossas cooperativas fortes, organizadas, admiradas e seguras.

Aroldo Galassini

ENGENHEIRO AGRÔNOMO, JOSÉ AROLDO GALLASSINI
Presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.