|
|
Comitiva da Coopernorte de Paragominas (Pará) |
Integrantes da Cooperativa de Produtores de Leite dos Pinos, de Alajuela, na Costa Rica |
Para conhecer o cooperativismo praticado pela Coamo por meio dos serviços e produtos disponibilizados aos cooperados, o processo de governança e o trabalho nas unidades, recentemente a cooperativa recebeu dois grupos de cooperativistas, sendo um da cooperativa agropecuária Coopernorte de Paragominas (Pará), e outro da Cooperativa de Produtores de Leite dos Pinos, de Alajuela, na Costa Rica, América Central.
Os visitantes paraenses foram recepcionados pelo presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini e o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, que apresentaram aos 25 profissionais de diversas áreas um pouco da história, estrutura e os serviços da Coamo em prol do desenvolvimento dos mais de 30 mil cooperados. Eles visitaram também o parque industrial da cooperativa, em Campo Mourão.
A Coopernorte foi fundada em 2011 e é a maior cooperativa de grãos do Pará, sediada em Paragominas, que é o município de maior produção de commodities do Estado. Conta com atuação de 100 cooperados que cultivam soja, milho, sorgo e milheto.
Diego Andrade, gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da OCB-Pará (Organização das Cooperativas do Estado do Pará), coordenador da visita, destacou a importância da visita à Coamo e ao cooperativismo paranaense. “Foi muito imporCooperativistas do Pará e da Costa Rica conhecem a Coamo tante conhecer de perto como funciona e o desenvolvimento do cooperativismo do Paraná. Viemos à Coamo para ver e constatar de perto esse desenvolvimento e atuação que coloca a cooperativa como referência entre as principais cooperativas e empresas do país. Vamos levar esta troca de experiência e partilhar estes conhecimentos com os paraenses para que o nosso agronegócio e o cooperativismo possam continuar crescendo cada vez mais.”
COSTA RICA
Para a comitiva da Cooperativa de Produtores de Leite dos Pinos, com sede em Alajuela, na Costa Rica, na América Central, foi valiosa a visita à Coamo. A cooperativa é uma empresa de alimentos 100% costarriquenha e líder na indústria de laticínios na América Central e Caribe, com uma vasta linha de produtos para consumo humano que ultrapassam 900 variedades. “Temos uma constante preocupação em melhorar nossas operações e fortalecer nossos cooperados, por isso viemos na Coamo para conhecer melhor esta cooperativa que é referência, pois buscamos melhorar continuamente nossas práticas e gestão, para que a cada dia sejam mais eficientes. Vamos compartilhar esta excelente experiência que vivemos aqui”, afirma Ricardo Martí, diretor Corporativo de Serviço aos Associados.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.