|
|
Fernanda concluiu o curso de Jovens Líderes Cooperativistas, agregando mais conhecimento que já está sendo aplicado na propriedade |
Há quatro anos, o agricultor Cláudio Fulaneto Júnior decidiu buscar novos desafios e o crescimento na sua atividade agrícola. Ele saiu de Araruna, no Centro-Oeste do Paraná, e foi para a região de Bandeirantes, distante 60 km da capital Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. “Vim conhecer e vi que as terras eram mais baratas do que na minha região, mas também produtivas, daí mudei para cá e estou contente com esses primeiros anos”, conta o produtor.
Cooperado da Coamo desde 2004, o agricultor fez parte da 14ª turma do programa Jovens Líderes Cooperativistas. Ele planta uma área de 275 hectares, dos quais 100% de soja na safra de verão, e no inverno, cultiva 50 hectares de sorgo, 10 de milheto para sementes e 115 no sistema de consórcio com braquiária, milheto e sorgo. “As terras são produtivas, fui corrigindo com agricultura de precisão e acredito que com tecnologia e o apoio da Coamo iremos aumentar nossas produtividades a cada nova safra”, diz.
“Quando cheguei aqui não tinha uma Coamo por perto, mas demorou só alguns anos para isso acontecer, pois desde outubro do ano passado ela chegou e começou a operar aqui em Bandeirantes. Fiquei muito feliz, pois sei muito bem o que representa o nome e a confiança que a Coamo tem e do apoio dela para todos os cooperados”, comemora.
Em Araruna, Cláudio Fulaneto Júnior andava 2 km para entregar suas safras na cooperativa, e atualmente sua propriedade no MS fica a 60 km do entreposto da Coamo. “Tudo fica mais fácil quando a gente tem uma Coamo por perto, aqui em Bandeirantes teremos um moderno entreposto que está sendo construído e os produtores da região estão começando a conhecer como é o padrão Coamo. É um processo que pode demorar um pouco, mas com certeza haverá uma participação grande nos próximos anos e a Coamo irá colaborar para mudar a nossa agricultura da região”, prevê o cooperado.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.