Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 527 | Agosto de 2022 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Quando o conhecimento faz a diferença

“Os jovens estão sendo mais responsáveis com um novo modelo de administração, de forma mais profissional.”

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

A equidade, respeito e a valorização do ser humano estão presentes nos Valores da Coamo e fazem parte das Diretrizes Corporativas. Acreditamos nas pessoas e buscamos contribuir para o seu crescimento. Investimos no desenvolvimento pessoal e profissional, e na família. Desta forma, promovemos iniciativas que alcançam os cooperados, suas famílias e os funcionários.

Por isso é que antes mesmo da fundação da Coamo, sempre promovi reuniões para difundir o cooperativismo e sua importância aos produtores. Com o surgimento da cooperativa foram inúmeros os eventos promovidos nessas mais de cinco décadas para aproximar e fortalecer a educação e desenvolver a Coamo e o cooperativismo.

Uma dessas iniciativas começou em 1998 com a primeira turma do curso de formação de jovens líderes cooperativistas. O pensamento era bem simples, alcançar jovens cooperados que já faziam parte da cooperativa.

Com o apoio do Sescoop/ PR, o curso virou um programa bem-sucedido e já graduou 26 turmas de 1998 até este ano, com a formação de mais de mil jovens cooperados em toda a nossa área de ação. Já contabilizamos muitas famílias que tiveram pais e filhos formandos neste programa premiado em 1994 pela OCB/Revista Globo Rural como destaque na educação cooperativista, que apresenta resultados positivos como instrumento eficaz na evolução e sucessão dos negócios nas propriedades.

O conhecimento repassado pelos professores e instituições renomadas ensina aos jovens serem mais responsáveis com a implantação de um novo modelo de administração, de forma mais profissional. Assim como a melhoria da gestão dos negócios, onde eles já estão à frente de modo individual ou em parceria com pais e familiares.

Muitas foram as transformações nesses 25 anos. Os depoimentos dos jovens formandos consolidam o sucesso deste programa. Eles recebem novas informações, mas valorizam suas origens e as lições aprendidas em família.

O conhecimento faz a diferença e pode ser partilhado para muitos. Com este pensamento, os jovens estão com uma grande vontade de crescer e prosperar, e vão construindo bonitas histórias com respeito aos seus pais, com os pés no chão e a visão no futuro. Eles aprimoram a administração no presente, mas sabem que são os sucessores nos negócios familiares, e devem ter foco no planejamento e no gerenciamento para o sucesso dos seus empreendimentos.

Como a Coamo não foi feita para uma ou duas gerações, e não deve ficar velha, valorizamos a educação e a família cooperativista para alcançar a todos.

Recentemente, criamos a revistinha “Coamo Kids”, voltada para mostrar o cooperativismo e despertar nas crianças o interesse pelo sistema e a cooperação, e o “FuturoCoop”, que reúne adolescentes de 13 a 17 anos. São iniciativas que vem recebendo elogios com grande interesse e repercussão, e mostram que estamos no caminho certo levando o conhecimento e promovendo o desenvolvimento técnico, educacional e social da família cooperativista.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.