Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 421 | Janeiro/Fevereiro de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Tributo ao Homem do Campo

Agricultores brasileiros homenageados na maior festa popular do país

Escola Unidos da Vila Isabel rende gratidão ao homem do campo e conquista título de campeã de 2013

“Arar e cultivar o solo, ver brotar o velho sonho. Alimentar o mundo, bem viver. A emoção vai florescer.” Esta é uma parte da letra do samba enredo da escola Unidos da Vila Isabel, sobre a vida dos agricultores brasileiros e pela performance deu à agremiação o primeiro lugar no grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2013. De autoria dos renomados Martinho da Vila e Arlindo Cruz, e também de André Diniz, Tunico da Vila e Leonel, a música levantou e contagiou o grande público presente no sambódromo na madrugada de 12 de fevereiro.

O enredo da agremiação tradicional fez homenagem ao homem do campo com o tema “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo `Água no feijão que chegou mais um´ e o patrocínio da Basf.

Para a carnavalesca Rosa Magalhães, “o que vem do campo não é alimento só para o corpo. É alimento também para a alma. A moda de viola, os “causos”, diz acrescentando que a escola cumpriu o propósito de mostrar na avenida as diferentes riquezas do Brasil rural.

A diversidade com música e moda de viola, arraiá e quadrilha, com a religiosidade, procissões e romarias na vida do campo, e também frutas e verduras e culturas como a soja, milho, trigo, algodão e girassol, além da terra e trabalho, foram destaques nos 82 minutos de desfile na Marques da Sapucaí.

O patrocínio da Basf faz parte de uma estratégia maior da companhia em ações de valorização do produtor rural nacional. Desde o anúncio da parceria com a Escola de Samba a empresa tem recebido apoio de diversos setores . Temos cumprido o objetivo de levar a mensagem da importância da agricultura a toda a sociedade civil, especialmente aos centros urbanos”, afirmou Maurício Russomanno, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf.