Com a participação de mais de dez mil associados, promovemos neste mês de fevereiro as tradicionais Reuniões de Campo relativas ao primeiro semestre de 2013. Felizmente, tive a oportunidade de estar presente em todas as reuniões deste ano e das outras realizadas desde o início da Coamo, em 1970. Este evento é uma excelente oportunidade para aumentar os laços entre a diretoria e os associados, e apresentar de forma didática e transparente a realidade da agricultura brasileira e mundial, mas também a situação sólida da Coamo por meio dos projetos e benefícios disponibilizados ao quadro social.
Após as Reuniões de Campo, consideradas “Pré-Assembleias” promovemos a Assembleia Geral Ordinária (AGO) no dia 27 de fevereiro com a apresentação e aprovação dos resultados e da distribuição das sobras do exercício de 2012.
Os números são excelentes e os maiores já registrados em toda a história de 42 anos da Coamo. As receitas globais totalizaram R$ 7,15 bilhões com crescimento de 19,9% em relação ao ano anterior. No tocante às sobras, o valor aprovado na AGO foi de R$ 195 milhões, o qual começou a ser pago aos produtores associados da Coamo no dia seguinte (28) à assembleia.
Desta maneira, temos a certeza que os nossos mais de 25 mil associados nos 66 municípios onde a Coamo está com suas 119 unidades ficaram contentes e estão muito felizes com os bons resultados novamente proporcionados pela Coamo. Os associados sabem que na Coamo estão seguros e são fortes, e que quanto maior for a sua movimentação, seja no abastecimento dos insumos e na entrega da produção, mais forte a Coamo será e eles também. A participação consciente, responsável e expressiva dos associados é que tem garantido o sucesso da Coamo, pois os associados são a razão da existência da cooperativa.
Tomo liberdade de agradecer a todos os associados que fazem um cooperativismo de resultados com muita dedicação, trabalho e união. E registro com satisfação e emoção, as palavras do associado Jânio Silvestrin, optante de Pitanga, que entre tantos depoimentos que nos comoveram, disse publicamente: “A Coamo e as sobras são uma benção de Deus, minha vontade se fosse possível, era cooperar ainda hoje meu filho de apenas um ano de idade, para quando ele fizer 80 anos poder dizer que é cooperado Coamo há 80 anos. Desta forma, ele seria, porque o meu desejo é que ele seja cooperado da Coamo a vida inteira.”
Obrigado a todos os associados, em nome da diretoria, agradeço a confiança e apoio nas operações realizadas com a Coamo, como também agradeço a dedicação, o comprometimento e o profissionalismo dos nossos funcionários. Porque como afirmo sempre, a união de associados, diretoria e funcionários faz a diferença, e juntos seremos sempre muito melhor e alcançaremos sempre bons resultados.
Por fim, reitero os votos de uma safra cheia de produtividades e bons preços, para o início positivo de 2013, que promete ser mais um ano positivo. Previsões apontam para uma produção brasileira de soja de 84,6 milhões de toneladas, que se confirmada, colocará o Brasil como maior produtor mundial, superando a produção dos EUA.