Site Coamo
Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 432 | Dezembro de 2013 | Campo Mourão - Paraná

Tecnologia no Campo

Com foco nas produtividades

Edilson Fornari, de Honório Serpa (Sudoeste do Paraná), comprova que vale a pena apostar em novas tecnologias e aprimorar as práticas agrícolas

As produtividades alcançadas nas últimas safras pelo cooperado Edilson Grando Fornari, de Honório Serpa (Sudoeste do Paraná), tem servido de exemplo de que vale a pena apostar no uso de novas tecnologias e em aprimorar as práticas agrícolas. Ele fechou a colheita com uma média de 150 sacas de soja, alcançando picos de até 203 sacas em algumas áreas. De olho nesses números, o cooperado implantou a nova safra e a expectativa é que o resultado se repita.

Fornari está cultivando 45 alqueires de soja e outros 11 de milho. “Tenho alcançado boas médias de produtividades e para que isso continue não tenho poupado investimentos. É importante para que continuemos na atividade”, pondera.

Entre as tecnologias adotadas pelo cooperado está a rotação de culturas. A cada nova safra, segundo ele, uma parte da área é destinada ao cultivo de milho e a sucessão, no inverno, é com trigo. “Precisamos acompanhar as novas tecnologias e as práticas existentes. São ferramentas que melhoram as produtividades e deixam o setor produtivo mais equilibrado.Quem não acompanhar as novidades fica para trás”, observa.

De acordo com ele, a assistência técnica prestada pela Coamo é parceira fundamental para o desenvolvimento das atividades na propriedade. “A Coamo testa as novidades e nos passa, explicando como e o que fazer. É uma grande parceria no dia a dia”, frisa Fornari que é cooperado da Coamo há 17 anos e em 2007 participou da sétima turma de Jovens Líderes Cooperativistas.

Na safra passada ele participou de um concurso de perdas de colheita promovido pela Emater reunindo 125 produtores de 15 municípios da região Sudoeste do Paraná em um concurso sobre perdas na colheita. Fornari ficou em 1º lugar entre os participantes de Honório Serpa e 2º lugar na classificação geral. A premiação foi em Pato Branco e quando questionado sobre sua boa performance, não poupou palavras em dizer que esse resultado é graças as duas vezes que participou do curso de regulagem de colheitadeiras promovido pela assistência técnica da Coamo.

O engenheiro agrônomo, Diego Rodrigo Gonçalves Padilha, ressalta que Fornari é um cooperado adepto ao uso de alta tecnologia, participante assíduo de cursos, palestras e eventos promovidos pela cooperativa e sempre aberto as novidades levadas a campo pelo Detec da Coamo. “O Edilson é exemplo de cooperado atuante e fiel e essa parceria vem fazendo com que alcance bons resultados. Colheu na safra passada 203 sacas por alqueire e isso é devido ao trabalho realizado na propriedade com a rotação de culturas e a alta tecnologia que utiliza na lavoura”, destaca.