Considerado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e revista Globo Rural como o melhor programa de educação cooperativista do país, a 17ª turma do Curso de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo foi concluído no dia 25 de novembro com solenidade de formatura de 45 jovens cooperados representando 25 municípios dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
Para o idealizador do curso e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, é um motivo de satisfação encerrar mais um trabalho de formação de lideranças. “Ficamos felizes em constatar a melhoria que este curso proporciona aos jovens cooperados. O nosso objetivo é capacitar e preparar uma nova geração de cooperativistas e isso estamos conseguindo”, comenta. Nas 17 turmas já formaram-se cerca de 750 jovens.
Segundo Gallassini, a cooperativa não pode ficar velha, precisa ser sempre renovada, moderna e preparada para os desafios do presente e do futuro. “Por isso é que a Coamo tem este propósito de formar e educar uma nova liderança, e este trabalho tem resultado na indicação de membros para os conselhos de Administração e Fiscal tanto da Coamo como da Credicoamo”, afirma.
Anderson Batista, de Boa Ventura de São Roque (Centro do Paraná), foi o orador da turma. Ele destaca a importância da busca pela realização dos objetivos e da necessidade de estar sempre motivado, ser criativo e estar sempre atualizado. “Precisamos acompanhar as constantes mudanças da atualidade e do mundo, ter um planejamento tanto profissional como pessoal. Mas, também é importante ser humilde, e saber ouvir e reconhecer nossos erros, e procurar corrigí-los”, pondera.