Garantir melhor qualidade aos serviços prestados e estar cada vez mais próxima do quadro social sempre foram os principais objetivos da Coamo. Em seus 43 anos de existência, a cooperativa tem ampliado a estrutura e a área de atuação, ficando cada vez mais próxima dos associados. Com esse objetivo, há dez anos a Coamo se instalou no Mato Grosso do Sul. “A Coamo é totalmente voltada para o desenvolvimento dos cooperados. A política de expansão das atividades têm atendido aos anseios dos produtores rurais que querem a Coamo cada vez mais perto. A cooperativa acompanhou a migração de agricultores para várias regiões e entre elas o Mato Grosso do Sul”, informa o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo.
De acordo com ele, a expressiva participação de produtores já cooperados em outras regiões da área de ação da Coamo e que já conheciam a cooperativa, ajudou a consolidar as novas parcerias. “Eles conheciam o nosso jeito de trabalhar e a preocupação com o crescimento sustentável e sabiam também do sucesso dos cooperados. Com apoio direto da Coamo, novos cooperados tiveram a oportunidade de melhorar as atividades no agronegócio e ampliar as produtividades e renda”, completa.
Para Gallassini, a Coamo está sempre atualizada e preparada para oferecer serviços de qualidade ao quadro social. “A participação dos cooperados é o grande diferencial da Coamo. Esta parceria tem sido decisiva para os bons resultados, e no Mato Grosso do Sul não é diferente. A seriedade, o comprometimento e a forma como desenvolvemos o cooperativismo tem atraído cada vez mais associados que confiam e se sentem seguros em fazer todas as movimentações na Coamo”, diz.
Ele acrescenta que alicerçada na fé e no espírito de união e solidariedade, a Coamo vem cumprindo a sua missão, contribuindo para o desenvolvimento direta e indiretamente de milhares de famílias do Mato Grosso do Sul, além de propiciar o progresso nas comunidades onde atua. “A cooperativa disponibiliza uma ampla e moderna estrutura de atendimento aos cooperados, recebendo a produção e fornecendo máquinas e implementos, peças, óleos lubrificantes, produtos veterinários e insumos agrícolas, além de assistência técnica agronômica e financeira, garantindo proximidade e apoio às atividades dos associados.”
Gallassini comenta ainda que com trabalho, profissionalização e participação expressiva dos cooperados, a Coamo é hoje referência no segmento do cooperativismo agropecuário. “Do sonho dos fundadores, a Coamo sempre esteve voltada para o atendimento dos anseios e necessidades dos cooperados. Esta deve ser a missão e a razão principal de todo o trabalho realizado no cooperativismo. Felizmente, posso afirmar que estamos cumprindo a nossa missão, de prestar serviços com qualidade e propiciar bons resultados aos nossos cooperados”, destaca.
A Coamo disponibiliza também aos cooperados do MS projetos e serviços para suprir e dar apoio a tudo aquilo que precisam para ter êxito nas atividades. Entre os benefícios está o Departamento Técnico com assistência agronômica e veterinária. Os técnicos exercem função primordial junto aos produtores, principalmente no que se refere a redução dos custos de produção, aumento da produtividade, e conservação e fertilidade do solo, além da aplicação de tecnologias e incremento da renda e qualidade de vida aos cooperados que têm a garantia do abastecimento de insumos modernos para plantar e obter altas produtividades, com sementes selecionadas, adubos e defensivos de qualidade.
Dentro do trabalho de assistência técnica oferecido pela Coamo está a promoção constante de dias de campo, encontros e atividades técnicas, educacionais e sociais. “Um dos objetivos da Coamo é estar cada vez mais perto dos cooperados e familiares, propiciando renda e qualidade de vida. Para isso, realizamos desde a fundação da Coamo um forte trabalho de educação cooperativista buscando a capacitação e o aprimoramento da família cooperativista.”
Ele avalia que está sendo positiva a participação dos cooperados nas Unidades do MS. “Estamos no caminho certo porque os cooperados do MS são ativos e confiam nos trabalhos prestados pela Coamo”, assegura Gallassini.
A entrada da Coamo no Mato Grosso do Sul foi aprovado pelos cooperados durante Assembleia Extraordinária realizada em setembro de 2003. A iniciativa fez parte do plano estratégico da cooperativa para a safra 2003/2004 e complementa os investimentos realizados durante a safra 2002/2003, quando a Coamo destinou R$ 66,3 milhões na adequação do seu complexo industrial e estrutura de recebimento e armazenagem de grãos.
Grande interesse e participação dos produtores marcaram a primeira reunião da diretoria da Coamo em Amambai. O evento foi no dia 08 de março e reuniu mais de 200 produtores. Durante duas horas, os agricultores receberam importantes informações sobre o funcionamento da Coamo; os resultados do exercício de 2003; e a política de trabalho da cooperativa no atendimento às necessidades dos produtores de Amambai e região. Dezenas de produtores que já eram cooperados da Coamo em outros municípios paranaenses e que estavam investindo em terras sul-matrogrossenses também estiveram presentes à reunião.
Para o presidente da Coamo, engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, que coordenou a reunião, o contato com os agricultores foi muito positivo. “Os produtores e autoridades receberam muito bem a Coamo e com grande expectativa em relação aos serviços e a parceria que terão com a cooperativa”, disse.