Uma parceria da Coamo, Syngenta e Secretarias Municipais de Educação tem beneficiado anualmente milhares de estudantes com o projeto Escola no Campo. Neste ano, o projeto foi desenvolvido em Pitanga, Engenheiro Beltrão, Moreira Sales e Quinta do Sol. O objetivo é formar novas gerações de agricultores conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente e usar a tecnologia para a produção de alimentos mais saudáveis.
O público alvo são estudantes do 5º e 6º ano, com idades entre 10 e 11 anos, matriculados em escolas rurais da rede pública de ensino. No Escola no Campo, os jovens são estimulados a transmitir o que aprendem para suas famílias e para a sociedade em que vivem. Dessa forma, o projeto também assume papel importante na conscientização dos adultos sobre os conceitos de agricultura sustentável.
Para cumprir esse objetivo, foi desenvolvido um programa didático que é usado nas escolas rurais e que integram temas relacionados a conservação de solo e água, ecossistema, uso correto de defensivos agrícolas e de equipamentos de proteção, biotecnologia, entre outros. O projeto conta com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.
O principal resultado prático alcançado pelo projeto Escola no Campo é o aumento da qualidade nas práticas agrícolas das regiões atendidas. A autoestima dos jovens que vivem nas áreas rurais também cresce a partir do momento em que tomam conhecimento da importância do agricultor na economia do país.
PIONEIRISMO – O primeiro projeto realizado na área de ação da Coamo foi em Pitanga, em 2009. Nesses cinco anos, mais de três mil crianças já foram beneficiadas. No projeto, os alunos escolhem um tema, fazem um desenho e escrevem uma frase, sendo que os primeiros colocados em cada categoria ganham uma bicicleta.
Os professores também são premiados e desenvolvem projetos pedagógicos que atendem as escolas e também a comunidade. Um exemplo é a escola municipal Ney Braga, do distrito de Vila Nova. Com o projeto denominado “Seja consciente, economizar água é fundamental”, foram realizados trabalhos de conscientização sobre o uso racional de água e implantado na escola um sistema de captação e armazenagem de água da chuva que é utilizada para limpeza e cuidados com a escola.