A cada ano a cena se repete. Na Coamo, os bons resultados não só são comemorados no final do ano, como também são divididos entre os cooperados. Um momento muito aguardado pelos mais de 26 mil associados, que recebem, antecipadamente, parte das sobras da cooperativa para o ano. Foram R$ 69 milhões devolvidos nesta primeira etapa, o que garante as festas de fim de ano da família cooperada. No exercício anterior, o volume distribuído com antecipação foi de R$ 56 milhões.
Os cooperados têm direito ao benefício na proporção da movimentação de cada um, durante o ano, com os produtos soja, milho, trigo e também insumos. O diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, diz que a Coamo possui tradição no pagamento antecipado das sobras nesta época do ano. Essa condição é realizada pela cooperativa desde a fundação, há 43 anos. “Além de ‘engordar’ as festas de final de ano, o dinheiro das sobras ajuda a impulsionar o comércio nas várias regiões da área de atuação da cooperativa”, acrescenta o dirigente.
Gallassini destaca que a antecipação só é possível devido a solidez e bons resultados que a cooperativa vem obtendo. Na avaliação do presidente, o valor é bastante significativo. “Mesmo com algumas adversidades climáticas tivemos um ano muito bom. As chuvas prejudicaram um pouco a colheita da soja e do milho safrinha e as geadas causaram perdas no trigo, mas mesmo assim ainda recebemos 112 milhões de sacas. É um número bastante significativo”, diz.
PAGAMENTO SIMULTÂNEO – A antecipação da sobras ocorre simultaneamente em todas as unidades da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O dinheiro corresponde a parte do valor total das sobras que devem ser destinadas aos cooperados no primeiro trimestre do ano que vem, quando a Coamo fará o anúncio do resultado financeiro do exercício de 2013, após aprovação em Assembleia.