A Credicoamo finalizou recentemente o processo de implantação da compensação financeira própria, homologado pelo Banco Central do Brasil com o código de instituição 010, com acesso direto ao Sistema de Pagamentos Brasileiro – SPB. Com esta conquista, passou a identificar as operações no Sistema Financeiro Nacional, proporcionando mais agilidade nos serviços e segurança nas transações. A compensação própria permite autonomia para operar de forma independente dentro do sistema financeiro, reduzindo custos e agregando valor à marca Credicoamo.
As transferências eletrônicas – TEDs enviadas e recebidas dentro do SPB, por meio da compensação própria permitem o processamento em tempo real, oferecendo ao cooperado segurança e agilidade na administração dos recursos.
CHEQUES – Em relação ao cheque Credicoamo, foram realizadas algumas alterações visando identificação e adaptação para o novo sistema, como, por exemplo, alteração do código de Banco para 010, a indicação do código do Posto de Atendimento no campo agência e no campo n.º da conta passou a constar o nº da conta corrente do cooperado na Credicoamo.
Também foi implementado a compensação eletrônica dos cheques de outras instituições, depositados pelos cooperados, que permite além de outros benefícios a disponibilidade imediata dos cheques eventualmente devolvidos.
Os cheques do modelo anterior continuam válidos para pagamento/compensação e para consolidar o novo modelo, a diretoria da Credicoamo solicita aos cooperados que possuem cheques não emitidos que procurem os Postos de Atendimento de seu relacionamento para fazer a troca dos talonários e tratar de outros assuntos relacionados à compensação própria para recebimento de créditos de terceiros.
Atualmente a Credicoamo possui mais de 11 mil cooperados, os quais são atendidos em 38 agências, localizadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.