|
Comunicar bem nunca foi apenas uma necessidade, mas é essência. No cooperativismo, é o que conecta ideias, mobiliza pessoas e transforma propósitos em realidade. Afinal, não há movimento sem pessoas, e não há pessoas engajadas sem comunicação.
A própria história da Coamo nasceu dessa premissa. Lá no início, em 1968, antes mesmo da cooperativa existir na prática, foi preciso o nosso idealizador e visionário Dr. Aroldo, conversar, reunir, explicar, convencer. Foram encontros, diálogos e construção coletiva até que o projeto ganhasse forma. Desde então, comunicar deixou de ser um meio e passou a ser parte do próprio caminho.
Esse caminho segue evoluindo. Nos últimos anos, a Coamo ampliou presença, modernizou a gestão com a governança e, junto com isso, fortaleceu também a forma de se comunicar. Mais leve, mais próxima e mais abrangente, a comunicação ganhou novos formatos, novos canais e novas linguagens, sem abrir mão de sua essência: informar, formar e integrar.
Um exemplo desse avanço é o “Momento Coamo”, pelo canal da Coamo no YouTube, que chegou à marca de 200 programas, com regularidade a cada terça-feira, nos últimos quatro anos. O resultado representa constância, compromisso e, principalmente, conexão com um público diverso — cooperados, funcionários, parceiros, clientes, consumidores e familiares, que fazem parte dessa trajetória.
A proposta vai além de levar informação. Trata-se de aproximar, dar voz, abrir espaço. Comunicação, aqui, é mão dupla. É ouvir tanto quanto falar. É estar presente tanto no campo quanto nas plataformas digitais, no rádio, na TV, nas redes sociais e, principalmente, no contato direto.
Essa presença da cooperativa se revela também nos encontros e nas tradicionais reuniões de campo, momentos em que o diálogo ganha rosto, olho no olho, troca de experiências e construção conjunta de soluções. São ocasiões que reafirmam um princípio fundamental: o cooperativismo se fortalece na participação.
Explicar o modelo cooperativista, os diferenciais e os benefícios são parte desse processo. Afinal, comunicar bem é também educar e conscientizar. Quando a mensagem chega com autenticidade, gera identificação. Foi assim com a emocionante iniciativa do cooperado Roberto Beck, de Araruna, que transformou em música o sentimento de pertencimento à Coamo. Em cada verso, o retrato de quem vive o campo no dia a dia, com trabalho, fé e esperança. Comunicação é vínculo, é fazer com que cada cooperado se reconheça na cooperativa. É garantir que todos entendam seu papel, participem das decisões e sintam-se parte do todo.
A nossa jornada continua porque comunicar é acompanhar as transformações, é dar clareza ao presente e construir, juntos, o futuro. Um futuro com parceria e união, e onde há cooperação, há progresso e pessoas unidas por um propósito, a vida, e de fato, a vida é a gente que transforma.
|
AIRTON GALINARI Presidente Executivo da Coamo
|