A Coamo está realizando o ciclo de Encontros das Mulheres Cooperativistas. Os eventos começaram em agosto e seguem até novembro com a participação de milhares de mulheres em toda a área de ação da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), o evento foi realizado no dia 16 de setembro e reuniu mais de 450 participantes de unidades da região. O tema deste ano, "Semeando História", reforça o protagonismo feminino no campo e valoriza a trajetória de cada mulher ligada ao cooperativismo.
O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, destaca a relevância da participação feminina no quadro social da cooperativa. "É um evento tradicional na Coamo. Envolve esposas, filhas e cooperadas, com grande adesão. Essa participação ativa da mulher é muito importante, pois fortalece a família e o sistema cooperativista", afirma.
Segundo Gallassini, dos 32,5 mil associados da Coamo, cerca de 16% são mulheres. Ele ressalta ainda que a presença feminina garante mais conhecimento sobre a filosofia cooperativista e maior envolvimento da família. O presidente lembra também que a Coamo completa 55 anos de atividades em novembro e que iniciativas como o Encontro de Mulheres Cooperativistas, contribuem para a solidez da cooperativa. "Sempre trazemos palestrantes que falam sobre cooperativismo e sucessão, o que amplia o conhecimento e fortalece a participação feminina", acrescenta.
Ao todo, serão nove encontros regionais realizados pela Coamo. A expectativa é reunir cerca de cinco mil mulheres. "Essa grande participação evidencia a importância do projeto. A mulher é mais organizada, participa ativamente e reconhece o valor do cooperativismo", destaca Gallassini.
|